Níger:
Níger é limitado a norte pela Argélia e pela Líbia, a leste pelo chade, a sul pela Nigéria e pelo Benin e a oeste por Burkina Faso e pelo Mali.
Em X e XIX, o reino Hausa foi fundado era o lugar que controlava as caravanas que passavam para o deserto do Saara e dominavam regiões ao sul do território.
A colonização Francesa foi dada em XIX quando Níger passou a fazer parte da Africa Ocidental Francesa, isso durou até 1958 e dois anos depois o pais obteve sua independencia.
Hamani Diori foi o primeiro presidente do pais, e seu governo não teve tantos problemas. Na época de 1980 Niger começou a ter problemas com desemprego, foi uma época bastante complicada, com greves e manifestações populares, realizaram-se eleições livres mas tais mudanças não foram suficiente para acabar com a desordem social.
Em 1996 foi preparado um golpe militar, que surpreendeu a população.
Zâmbia:
Zâmbia é um pais africano que recebeu influencia ocidental em meados do século XIX quando chegaram missionarios e exploradores britânicos. Em 1888, foram fundadas as colonias britanicas a atual Zâmbia e a atual Zimbábue chamadas se Rodésia do Sul e Rodésia do norte.
EM 1953, as duas Rondésias se fundiram com a atual Malawi, antes chamada de Niassa, formando a federação da Rodésia e de Niassa. Em 1963 esta federação se separou e 1964uma das antigas Rodésias tornou-se independente com o nome Zâmbia, contudo as mudanças não foram suficientes para resolver tensões regionais e trocas de denuncias sobre as desigualdades na direção económica e politica.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um bom texto informativo, bem detalhado e com informações correta, mas apenas não está colocado em forma de notícia (com data, local, manchete... esse tipo de coisa).Um jeito seria destacar um determinado assunto com no primeiro texto, a posse do presidente Hamani Diori e no segundo, a criação da Zâmbia, por exemplo.
ResponderExcluirMas fora isso o texto está bem redigido, e de acordo com o assunto.